quarta-feira, 26 de junho de 2013

Professor Ronaldo Melo Junior: Gostaria de saber o motivo da nota '' 0,00'' que está posta no site do colégio militar, em ter realizado todos os supostos trabalhos( disco de newton, reflexão de espelhos e reflexão da imagem da colher). Peço-lhe a conferir minha nota para verificar realmente se esta nota está corretamente posta. Não sei se essa nota foi relativa a sua matéria porém gostaria de saber, isso prejudica a minha nota.


Grato.
Aluno: Pedro Rocha
Nº : 4695
Turma:903

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Trabalho Valendo Nota de VI(verificação imediata)

Al: Pedro Rocha Nº4695 Tª: 903
Al: Lucas Rocha Nº4694 Tª: 901
Relatório de Física

  1º Experiência:
                             Disco de Newton
Materiais utilizados:  CD, Cartolina, Esquadro, Compasso, Lápis de Pintar, Escalímetro e um ventilador sem hélice para teste.

Modo de Preparo: Recorta-se o pedaço da cartolina de acordo com a circunferência do CD e cola a cartolina no CD. Utilizando o compasso, o esquadro e o escalímetro dividimos em sete partes iguais e pintamos com o lápis de cor, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo.
Como ficou o meu disco de Newton:




CONCLUSÃO
 O disco de Newton é a prova de que a luz branca é a mescla das sete cores que conhecemos. Ao girá-lo, com certa velocidade, essas sete cores que até então são independentes, misturam-se, dando como resultado a luz branca. Após estudos observei que cada cor (das sete que compôem o disco) tem uma frequência determinada; pois se luz é onda eletromagnética, e como onda, obrigatoriamente, tem uma certa frequência de vibração (ciclos por segundo) em Hertz (Hz). Após pesquisas observei que não se trata de uma ilusão de ótica e sim de sobreposição de ondas com diferentes frequências vibratórias.















2º Experiência:
REFLEXÃO DE ESPELHOS
Materiais utilizados:  espelhos, transferidor, esquadro e um objeto para teste.
Modo de preparo: coloquei um espelho ao lado do outro, em posição de 90 graus entre eles, utilizando o esquadro. Posteriormente, utilizando um transferidor coloquei-os em posição de 60º graus.

CONCLUSÃO
 Observei que com o espelho na posição de 90ªgraus, o mesmo refletiu quatro imagens, já  na posição de 60ªgraus houve seis imagens refletidas. Logo percebi que quanto menor a distância entre os espelhos, mais reflexões ocorrem.
Observe minha experiência:
Posicionado em 90ªgraus:








Posicionado em 60ªgraus:


 



















3ª Experiência:
                           Reflexão da Colher
Materiais utilizados: colher de arroz e uma câmera.
Modo de preparo: filmar a colher de um lado e distanciar um pouco, filmar por outro lado e observar o que aconteceu.
CONCLUSÃO
 Observamos que na parte de baixo da colher, quando filmamos a imagem, a mesma ficou invertida e do outro lado normal. Observamos que quanto mais perto da câmera, mais ovalizada a imagem fica.
Como ficou dos dois modos:
Parte de trás da colher:



Parte da frente da colher: deste modo a imagem fica ovalizada.

domingo, 9 de junho de 2013

Trabalho Valendo Nota de VI(verificação imediata)

Al: Pedro Rocha Nº4695 Tª: 903
Al: Lucas Rocha Nº4694 Tª: 901
Relatório de Física

  1º Experiência:
                             Disco de Newton
Materiais utilizados:  CD, Cartolina, Esquadro, Compasso, Lápis de Pintar, Escalímetro e um ventilador sem hélice para teste.

Modo de Preparo: Recorta-se o pedaço da cartolina de acordo com a circunferência do CD e cola a cartolina no CD. Utilizando o compasso o esquadro e o escalímetro dividimos em sete partes iguais e pintamos com o lápis de cor (as cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo).
Como ficou o meu disco de Newton:








Conclusão: O disco de Newton é a prova de que a luz branca é a mescla das sete cores que conhecemos. Ao girá-lo, com certa velocidade, essas sete cores que até então são independentes misturam-se dando como resultado a luz branca. Após estudos observei que cada cor (das sete que compôe o disco) tem uma frequência determinada, pois se luz é onda eletromagnética, e como onda obrigatóriamente tem uma certa frequência de vibração (ciclos por segundo) em Hertz (Hz),(o senhor que nos ensinou isso). Após pesquisas observei que não se trata de uma ilusão de ótica e sim de sobreposição de ondas com diferentes frequências vibratórias.















2º Experiência:
                             Reflexão dos Espelhos
Materiais utilizados: Dois espelhos, transferidor, esquadro e um objeto para teste.
Modo de preparo: coloquei um espelho ao lado do outro e com o esquadro e coloquei em posição de 90ª graus. Com o esquadro coloquei-o em posição de 60ª graus.
Conclusão: Observei que com o espelho na posição de 90ªgraus ele tinha refletido quatro imagens e na posição de 60ªgraus ele refletia seis imagens. Então percebi que quanto mais um espelho junto do outro mais reflexões aparecem, por exemplo: 40ªgraus fica com nove reflexões.
Como ficou minha experiência:
Posicionado em 60ªgraus:









Posicionado em 90ªgraus:





















3ª Experiência:
                           Reflexão da Colher
Materiais utilizados: Colher de Arroz e uma câmera.
Modo de preparo: Filmar a colher de um lado e distanciar um pouco e filmar por outro lado e observar o que aconteceu.
Conclusão: Observamos que na parte de baixo da colher quando filmamos a imagem ficou invertida e do outro lado ficou normal. Observamos que quando mais perto da câmera mais achatada a imagem fica.
Como ficou dos dois modos:
Parte de trás da colher:






Parte da frente da colher: (Deste modo a imagem fica achatada).