terça-feira, 2 de julho de 2013

Relatório de Física sobre experiências

Al: Pedro Rocha Nº4695 Tª: 903
Relatório de Física

  1º Experiência:
                             Disco de Newton
Materiais utilizados:  CD, Cartolina, Esquadro, Compasso, Lápis de Pintar, Escalímetro e um ventilador sem hélice para teste.

Modo de Preparo: Recorta-se o pedaço da cartolina de acordo com a circunferência do CD e cola a cartolina no CD. Utilizando o compasso, o esquadro e o escalímetro dividimos em sete partes iguais e pintamos com o lápis de cor, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e roxo.
Como ficou o meu disco de Newton:





CONCLUSÃO
 O disco de Newton é a prova de que a luz branca é a mescla das sete cores que conhecemos. Ao girá-lo, com certa velocidade, essas sete cores que até então são independentes, misturam-se, dando como resultado a luz branca. Após estudos observei que cada cor (das sete que compôem o disco) tem uma frequência determinada; pois se luz é onda eletromagnética, e como onda, obrigatoriamente, tem uma certa frequência de vibração (ciclos por segundo) em Hertz (Hz). Após pesquisas observei que não se trata de uma ilusão de ótica e sim de sobreposição de ondas com diferentes frequências vibratórias.















2º Experiência:
REFLEXÃO DE ESPELHOS
Materiais utilizados:  espelhos, transferidor, esquadro e um objeto para teste.
Modo de preparo: coloquei um espelho ao lado do outro, em posição de 90 graus entre eles, utilizando o esquadro. Posteriormente, utilizando um transferidor coloquei-os em posição de 60º graus.

CONCLUSÃO
 Observei que com o espelho na posição de 90ªgraus, o mesmo refletiu quatro imagens, já  na posição de 60ªgraus houve seis imagens refletidas. Logo percebi que quanto menor a distância entre os espelhos, mais reflexões ocorrem.
Observe minha experiência:
Posicionado em 90ªgraus:






Posicionado em 60ªgraus:
 




















3ª Experiência:
                           Reflexão da Colher
Materiais utilizados: colher de arroz e uma câmera.
Modo de preparo: filmar a colher de um lado e distanciar um pouco, filmar por outro lado e observar o que aconteceu.
CONCLUSÃO
 Observamos que na parte de baixo da colher, quando filmamos a imagem, a mesma ficou invertida e do outro lado normal. Observamos que quanto mais perto da câmera, mais achatada a imagem fica.
Como ficou dos dois modos:
Parte de trás da colher:


Parte da frente da colher: deste modo a imagem fica achatada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário