quarta-feira, 30 de outubro de 2013

                                                                   Pilhas 
Definição: Pilhas são geradores elétricos que compõem a classe de geradores químicos, porque são capazes de transformar energia química em energia elétrica. Também são dispositivos capazes de manter uma diferença de potencial entre os pontos em que estão ligados (polos positivo e negativo). 

Função:  é aumentar a energia potencial das cargas que os atravessam, e são chamadas fontes de força eletromotrizes. 
A unidade básica: geradora desses geradores químicos se chama célula.
Os gerados químicos (pilhas e baterias) tornaram possível a produção de cargas elétricas contínuas e uniformes, o que levou os físicos a formularem um novo conceito e uma nova grandeza física que pudesse definir tal propriedade, a força eletromotriz.
 Calculo da força eletromotriz

Para as pilhas, sua utilização em alguns casos exige uma associação em série, em virtude da tensão fornecida não ser suficientemente capaz de suprir a utilização de equipamentos em razão do seu índice de voltagem, que é de 1,5V para pilhas comuns.

As pilhas comuns secas são formadas por: Zn (zinco), MnO2 (óxido de manganês), grafite e NH4Cl (cloreto de amônio). Já as pilhas alcalinas só diferem quanto ao eletrólito, ou seja, ao invés de NH4Cl utiliza-se KOH (hidróxido de potássio). 

É importante saber que na pilha, os elétrons fluem do ânodo para o cátodo, sendo que o sentido da corrente elétrica, frequentemente utilizado na Física, se dá do cátodo para o ânodo.

Cátodo é o eletrodo no qual há redução (ganho de elétrons). É o polo positivo da pilha.
Ânodo é o eletrodo no qual há oxidação (perda de elétrons). É o polo negativo da pilha.
Os elétrons saem do ânodo (polo negativo) e entram no cátodo (polo positivo) da pilha.
Pilha e seus lados.


Funcionamento: O funcionamento se dá através de uma reação química, produzindo assim uma reação química, produzindo assim uma corrente elétrica, que se inicia quando fechamos o circuito, ou seja, quando ligamos o aparelho. A corrente elétrica fornece a energia necessária para o funcionamento dos aparelhos.

Fabricação: Apesar de a pilha comum e a alcalina serem ambas compostas de dióxido de manganês e zinco, o processo de fabricação é diferenciado: na pilha comum, a mistura eletrolítica é de cloreto de amônio (sal ácido) e o zinco é o envoltório do mecanismo — na alcalina, o zinco ocupa o centro da pilha.

Pilha alcalina
Pilha comum

Pilhas recarregáveis: A pilha recarregável consiste em uma fonte de energia renovável, ou seja, uma espécie de bateria que pode receber mais carga a medida que esta se esgota. Existem dois tipos de pilhas recarregáveis: NiCd e NiMH.

Pilhas recarregáveis

Diferença entre pilha recarregável e alcalina: A pilha recarregável, ao contrário da alcalina, pode ter sua carga de energia restabelecida através de um carregador adequado; não sendo necessário seu descarte tão cedo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário